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  • Marcela Quiroga

Será que só haverá venda digital ?

Há grandes estudos sendo realizados, buscando traçar as tendências, analisando o comportamento de compra do consumidor, a reação dos segmentos e grupos de pessoas frente aos vários canais de vendas, e as conclusões deixam claro: a internet é um grande agente de transformação das experiências de compra e tem a perspectiva de crescimento de 43% nos próximos 4 anos, segundo pesquisa Nielsen.



Então se quero vender meu produto ou serviço, não devo ficar fora desse movimento?

Sim, mesmo que seu negócio seja de pequeno porte, você deve buscar se aproximar do mundo digital e promover a experiência de compra dos consumidores com liberdade de escolha de onde, como e quando ele pode comprar.

Mas devo focar só nesse canal? Ele trará todos os clientes que preciso e pronto?

Lembre-se que há segmentos, produtos e clientes que valorizam a indicação e personalização de qual a melhor solução para sua necessidade e para estes, a venda com relacionamento é que faz toda a diferença.

Um exemplo é o segmento de beleza. Os clientes têm buscado a conciliação entre praticidade da compra pela internet e a busca pela recomendação de consultores de beleza.

O cliente busca a experiência de compra completa, comprando por exemplo, um creme para o rosto que diminua as marcas de expressão com a praticidade de receber onde e quando quiser, mas com a recomendação e análise de sua idade, seu tipo de pele e sua rotina.

Aí os vários canais se complementam: a internet dando a escolha de como comprar e a consultoria da indicação do creme que dará o resultado que ele precisa.

Essa complementariedade é sentida também no comportamento dos consumidores que estão usando lojas físicas como “showrooms”: examinando os produtos na loja e procurando online a opção com o custo mais baixo. Outros usando a Internet como “webroom”: pesquisando online e, então, comprando em lojas físicas e ou de consultores.

Então se você quer vender, mas ainda está fora do mundo digital, considere esta realidade, mas fique atento para não ter o conhecido “movimento pêndulo” indo de um extremo a outro de forma radical; saindo do mundo físico completamente para aderir à web e o mundo digital.

Pense no modelo de complementariedade e múltiplos canais de venda para a conquista e manutenção de seus clientes e para o sucesso de suas vendas.

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